Construção de Edifícios |Mercado de Trabalho-Matérias-Curso-Salário

Esse tecnólogo atua em gerenciamento, planejamento e execução de construção de edifícios. Ele orienta, fiscaliza e acompanha as atividades e as equipes no canteiro de obras, além de fazer o controle técnico dos materiais e dos processos empregados. Acompanha o reconhecimento topográfico do terreno e conduz as movimentações de terra e o assentamento das camadas de pavimentação. Pode dedicar-se às instalações hidráulicas em obras de saneamento, determinando as escavações, a colocação das tubulações de água e esgoto e o aterro das valas. Além disso, ele também estuda e implementa novas tecnologias ou pode se especializar em determinado tipo de material, como o concreto.

O mercado de trabalho

Lançamentos imobiliários e investimentos em infraestrutura em todo o Brasil continuam fortalecendo o mercado para esse profissional. “Há muitas oportunidades, devido ao bom momento econômico que o país vive, com a grande disponibilidade de crédito e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal”, diz a professora Elizabeth Neves Cardoso, chefe do Departamento de Edifícios da Fatec São Paulo. Construtoras e empresas que fabricam produtos para a construção são as que mais recrutam o tecnólogo. As contratações ocorrem em todo o território nacional, mas ainda é nas regiões Sudeste – especificamente em São Paulo e no Rio de Janeiro – e Sul que está a maioria das vagas.

Salário inicial: R$ 2.550,00 (6 horas diárias; fonte: Confea/Crea).

O curso

A formação inicia-se com disciplinas básicas de física, matemática, cálculo e desenho técnico. Na parte específica, o aluno conhece material de construção civil, mecânica do solo, gestão de obras, topografia, processos construtivos, hidráulica aplicada, projetos de drenagem urbana, mecânica dos fluidos e resistência dos materiais. Nesse curso, não faltam aulas práticas nem atividades de laboratório. O estágio não é obrigatório, mas abre as portas para o mercado de trabalho. Fique de olho: Alguns cursos têm enfoque específico, como Eficiência Energética em Edificações, oferecido pela Furg.

Duração média: três anos.

Outros nomes: Constr. Civil; Constr. Civil (ed.); Constr. Civil (estruturas metálicas); Constr. Civil (movimento de terra e pavimentação); Constr. Civil (topografia e estr.); Constr. de Vias Terrestres; Contr. de Obras; Eficiência Energética em Edificações; Gestão de Empreendimentos de Constr. Civil.

O que você pode fazer

Edifícios

Definir, orientar e acompanhar a execução das fundações, o levantamento e a vedação da estrutura, a confecção de lajes, do madeiramento, do telhado e a colocação de revestimento, piso e esquadrias. Controlar a qualidade dos processos e dos materiais empregados, como areia, cimento, tijolo e cerâmicas.

Hidráulica

Planejar e executar redes de água, esgoto e saneamento, drenagem fluvial, instalações hidráulicas, prediais e industriais. Definir e testar tubos, conexões e válvulas.

Topografia, pavimentação e terraplenagem

Gerenciar a medição de terrenos, fazer a sondagem do subsolo, calcular a curvatura e a inclinação da via ou estrada a ser construída. Acompanhar a escavação, a drenagem e a compactação de terras. Conservar e recuperar a pavimentação de ruas e estradas.

Material de construção e estruturas metálicas

Selecionar material a ser empregado na obra. Desenvolver tecnologias e supervisionar a fabricação de produtos e aditivos.

Urbanização

Acompanhar e organizar o crescimento e o desenvolvimento de um bairro, uma cidade ou uma região.



Deixe o seu comentário.

Construção de Edifícios |Mercado de Trabalho-Matérias-Curso-Salário e Muito Mais



Parceiros - Ferramentas Gerais - L-Carnitina - Engenharia Brasil - Frases Curtas - Piadas Rápidas